Curiosos e ativos, ferrets precisam de espaço para brincar e se esconder. Antes de levar um para casa, entenda o comportamento desse bicho de estimação

Eles são fofinhos, emitem sons engraçados, adoram saltar e entram em tudo que é buraco. Popularmente chamados de furões, os ferrets ainda são pouco conhecidos no Brasil. Esses bichos passam entre 14 e 18 horas por dia dormindo, mas à noite são muito ativos. “Quando acordam, gostam de aprontar; pulam bastante e uma de suas brincadeiras prediletas é entrar em tubos, armários, roupas e estantes”. A interação com crianças pequenas deve ser supervisionada, pois qualquer apertão forte pode causar lesões. Além disso, para se defender de algo que não gostam, costumam arranhar e morder.

Cuidados diários

O ideal é ter um viveiro ou reservar um cômodo grande da casa onde possam ser colocados brinquedos, redes e cabaninhas, tubos e canos que imitem uma toca. Existem gaiolas para eles, mas quanto mais solto você mantê-lo, melhor. A dieta deve ser composta porproteínas, gorduras, carboidratos e minerais, entre outros nutrientes. Além das rações especialmente formuladas para os ferrets, você também pode oferecer frutas secas como petisco. Quanto à higienização, eles podem tomar banho a cada 30 ou 40 dias. É importante saber que o pet possui um odor forte característico que continuará mesmo após tomar vários banhos! Lenços umedecidos também são uma ótima opção para uma higienização rápida.

E aí, pronto pra ter um furão como seu bichinho de estimação?